Trovoada traz chuva forte, derruba árvores e outdoors, provoca apagão e enche riachos e barreiros em municípios do sertão alagoano
Pão de Açúcar ficou sem energia e telefonia móvel durante mais de quatorze horas. Apagão trouxe prejuízos para a população que ficou sem comunicação.
Riacho localizado em Olho D´Água das Flores, logo após a trovoada. Foto: Notícia Quente/Helio Fialho
Já falavam os mais antigos que calor e mormaço são prenúncios de trovoada. E foi justamente que aconteceu na região. Nos últimos dias um calor acima do normal abateu as cidades do sertão alagoano, com destaque para Pão de Açúcar, onde a população não estava suportando a alta temperatura que ultrapassou os 45 graus. O insistente cantarolar das gias também anunciava a chegada da chuva nestas terras tão castigada há tanto tempo pela estiagem.
E na tarde desta quinta-feira (30), para fechar o mês de São José, um forte temporal desabou sobre diversas cidades do semiárido. Ventania, trovões, relâmpagos e chuva forte caíram sobre alguns municípios sertanejos, entre esses, Santana do Ipanema, Olho D´Água das Flores, São José da Tapera, Palestina e Pão de Açúcar.
Em Olho D´Água das Flores e Pão de Açúcar, o temporal derrubou diversas árvores e outdoors instalados à margem das rodovias AL 220 e AL 130. A chuva encheu barreiros, cisternas e riachos, onde a força das águas saiu arrastando tudo que estava a sua frente. Em Pão de Açúcar, a tempestade destriu um outddor do Instituto Paulina, loclizado à margem da estrada de acesso à sede do município. Nos povoados Impoeiras e Meirus placas indicativas também foram derubadas pela força do ventos.
O forte temporal provocou um apagão em Pão de Açúcar que, desde as 16 horas de ontem até às 7 horas e 40 minutos desta sexta-feira (31), teve o fornecimento de energia elétrica interrompido, tirando os sistemas de telefonia convencional e móvel do ar, deixando, assim, a população isolada e sem comunicação. A Rádio Jaciobá FM ficou fora do ar por mais de quatorze horas. Também foi interrompido o fornecimento de água encanada e até agora não foi normalizado, prejucando os moadores de Pão de Açúcar,
Mesmo assim, apesar dos prejuízos, a chuva trouxe muita esperança e grande alívio para os habitantes do sertão alagoano, os quais vem sofrendo com a prolongada e devoradora seca.
Comentários
Escreva seu comentário