MUNICÍPIOS

Sindlojas Arapiraca completa 32 anos com vitória para comércio varejista da cidade

Ação coletiva para ressarcimento da alíquota de ICMS na energia teve vitória em segunda instância


icon fonte image

  Fonte: Ascom Sindlojas - Por Patrícia Bastos

Wilton Malta - presidente do Sindlojas

Wilton Malta - presidente do Sindlojas   Foto: Reprodução/Ascom Sindlojas

Postado em: 16/07/2024 às 15:58:53

O Sindicato do Comércio Varejista de Arapiraca (Sindilojas/Arapiraca) completa 32 anos nesta terça-feira, 16 de julho, trazendo uma boa notícia para as empresas varejistas do município: a vitória em segundo grau da ação coletiva para o ressarcimento da alíquota do ICMS nas contas de energia elétrica. 

Para recuperar esses créditos, as empresas do setor varejista da cidade devem fazer, com urgência, o levantamento das contas de energia pagas nos últimos dez anos, desde 2014. 

De acordo com o advogado Rodrigo Sarmento, do escritório Sarmento & Méro, o governo do estado tem até a próxima quinta (18) para recorrer da decisão, para que então seja encaminhada à justiça os pedidos para execução dos valores de ressarcimento individual. 

"Para algumas empresas, de outras cidades, este ressarcimento é um valor bem significativo. Tem posto de combustível que vai receber de volta aproximadamente R$ 60 mil que pagou a mais, e hotel que vai receber R$ 2 milhões", declarou. 

 

Ação coletiva

O Sindilojas Arapiraca, por meio do escritório Sarmento & Méro Advogados ajuizou, em 2018, ação coletiva contra a cobrança ICMS em percentual superior ao das operações em geral. Na época, o imposto cobrado era de 27% no valor da conta de energia, enquanto a alíquota geral do estado é de 17%. 

A vitória na ação em primeiro grau foi uma das utilizadas pelo Supremo Tribunal Federal (STF) para editar a lei complementar nº194/2022, que estabelece que a alíquota do ICMS da energia e telecomunicações deve ser igual ao percentual geral do imposto cobrado pelo estado. Na época, Alagoas, São Paulo e Bahia tinham alíquotas especiais para o setor. 

Quando a ação coletiva foi ajuizada, o Sindilojas informou às empresas varejistas de Arapiraca que deveriam organizar e guardar comprovantes de pagamento de energia. Com a sentença transitada em julgado, o pedido do ressarcimento será para que o Estado devolva às empresas os valores pagos a mais do imposto, com correção atualizada pela taxa Selic. 

"Essa vitória é muito importante para o setor. As empresas que tiverem os comprovantes de pagamento dos últimos dez anos organizados poderá ter um valor significativo a receber", declarou o presidente do Sindilojas Arapiraca, Wilton Malta.

 

32 anos de Sindilojas Arapiraca

Fundado em 16 de julho de 1992, data em que também é comemorado o Dia do Comérciante, o Sindilojas Arapiraca desempenha um importante papel em defesa do comércio varejista e da economia da cidade. 

O Sindicato do Comércio Varejista teve importante atuação para a melhoria da segurança pública no centro de Arapiraca. Após uma série de reuniões e cobranças a autoridades, que resultaram em reforço no patrulhamento no período noturno, houve uma redução significativa nos arrombamentos e furtos a estabelecimentos comerciais e mais recentemente, as reuniões com os gestores da Equatorial Alagoas facilitaram o contato entre as empresas e a distribuidora de energia em caso de oscilação dos serviços. O sindicato também apoia a ação de reordenamento de cabos de telecomunicações, que vai reduzir a inciência de incêndios em postes de energia, iniciado no último final de semana. 

O Sindilojas Arapiraca também teve importante papel para o projeto Centro Novo, que foi criado após missões empresariais no Sul do país, no início dos anos 2000. As iniciativas de associações e cooperativas de empresários, bem como as intervenções urbanas nos centros comerciais, estimularam a criação da Associação do Centro Novo (ACENA), uma das princpais parceiras do Sindilojas na defesa do comércio, e também a criação do projeto estrutural que está sendo colocado em prática pela prefeitura nas praças Bom Conselho e Manoel André, e também na rua Aníbal Lima.

"São 32 anos defendendo que a união é quem faz a força. Além do nosso esforço, em todas as ações que contaram com o apoio massivo dos empresários obtivemos sucesso. Para que a gente continue forte, continue a ter nossas demandas atendidas, precisamos nos unir ainda mais. Sinto muito orgulho do que conquistamos e podemos conquistar muito mais, se todos nós, empresários nos empenharmos para melhorar o comércio e a economia da nossa cidade", declarou Wilton Malta.

Comentários

Escreva seu comentário
Nome E-mail Mensagem