NOTÍCIAS

SAMU de Pão de Açúcar e de mais 18 municípios estão fechados por culpa do Governo de Alagoas

A base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Pão de Açúcar e de mais 18 municípios de Alagoas estão sem funcionar há mais de quatro meses por conta do descaso do Governo de Alagoas, em especial, da Secretaria de Estado da Saúde (SESAU).


  Foto: Notícia Quente

Postado em: 17/08/2016 às 05:54:47   /   por Redação

A base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Pão de Açúcar e de mais 18 municípios de Alagoas estão sem funcionar há mais de quatro meses por conta do descaso do Governo de Alagoas, em especial, da Secretaria de Estado da Saúde (SESAU).

Procurada pela reportagem do Notícia Quente, para falar sobre este problema que está sendo atribuído ao governo municipal por pessoas desinformadas, a secretária municipal de Saúde, Normanda Santiago, disse que existe uma parceria entre o Governo do Estado de Alagoas e a Prefeitura Municipal de Pão de Açúcar, objetivando o funcionamento de uma base do SAMU no município.

Nesta parceria, cabe à Prefeitura a responsabilidade de pagar o aluguel do prédio onde funciona a base, os consumos de água e energia elétrica, além dos salários dos profissionais que trabalham na unidade.

Ao Governo do Estado de Alagoas cabe a obrigação de doar uma ambulância para prestar primeiros socorros aos pacientes que acionam este importante serviço, bem como realizar periodicamente a manutenção deste veículo e, ainda, liberar recursos da ordem de aproximadamente R$ 10 mil reais, para cobrir despesas específicas deste serviço.

Mas não é isto que a população pão-de-açucarense está vendo da parte do governo estadual, que há mais de 120 dias deixou de cumprir com a responsabilidade que lhe é cabida.

Enquanto a Prefeitura de Pão de Açúcar vem pagando em dia o aluguel do prédio, as taxas de água e energia elétrica e o salário dos profissionais que atuam na base, o Governo do Estado deixou a ambulância ficar completamente sucateada e sem a mínima condição de funcionamento e, ainda, desativou a base do SAMU, deixando a população de Pão de Açúcar desassistida.

Normanda Santiago disse, também, que há dois meses a Secretaria de Estado da Saúde não repassa os recursos referentes à contrapartida do convênio firmado com o Município, para funcionamento do SAMU, cujo valor mensal  é de R$ 10.909,00.

Segundo, ainda, a secretária municipal de Saúde de Pão de Açúcar, contatos vêm sendo mantidos com a secretária de Estado da Saúde, Rozangela Fernandes Wyszomirska, em busca de uma solução para este problema. E a secretária de Saúde de Alagoas esclareceu que está havendo dificuldades no processo de licitação para comprar as peças destinas ao conserto de mais de 19 ambulâncias que se encontram quebradas e sucateadas no pátio e na garagem  da SESAU.

Dentre os municípios que estão há mais de quatro meses com o SAMU sem funcionar por culpa do Governo de Alagoas, destacam-se: Barra de Santo Antonio, Marechal Deodoro, Maragogi, São Miguel dos Milagres, Viçosa, Penedo, Girau do Ponciano, Maribondo, Palmeira dos Índios, Pão de Açúcar, Santana do Ipanema, Inhapi e Delmiro Gouveia.

Sobre o não funcionamento do SAMU de Pão de Açúcar, uma auditoria realizada recentemente pelo DNASUS constatou que a irregularidade encontrada na base é de responsabilidade exclusiva do Governo do Estado de Alagoas e não da Prefeitura de Pão de Açúcar, pois o prefeito Jorge Dantas vem pagando em dia as despesas que são de responsabilidade do município”,  finalizou a secretária Normanda Santiago.

De uma vez por todas, espera-se que este problema venha a ser solucionado em Pão de Açúcar e nos demais municípios, pois a população não pode ser sacrificada por causa da insensibilidade do governo do estado.

Assim como o prefeito Jorge Dantas e a secretária Normanda Santiago vêm cobrando, as populações de Pão de Açúcar e dos demais municípios prejudicados precisam cobrar ao governador Renan Filho e à secretária Rozangela Wyszomirska o pleno funcionamento da base do  SAMU, um serviço de grande importância e indispensável à população. 

Comentários

Escreva seu comentário
Nome E-mail Mensagem

  • socorrista 17 de Agosto de 2016 será que a culpa é só do governo estadual ? não estou aqui pra defender nenhum partido mas olhem bem se é só falha do gov.estadual por que a prefeitura de pão de açucar sempre atrasa salario