MUNICÍPIOS

Professores decidem pela continuidade da greve em Arapiraca

Paralisação já dura um mês e o ano letivo está prejudicado


icon fonte image

  Fonte: Cada Minuto/Roberto Gonçalves

Prefeitura Municipalde Arapiraca

Prefeitura Municipalde Arapiraca   Foto: Reprodução/Cada Minuto

Postado em: 08/06/2017 às 07:20:22

Os professores da rede municipal de ensino de Arapiraca em greve há um mês, na luta pela reposição salarial data base de maio da ordem de 7,64%, decidiram em assembleia geral na manhã desta quarta-feira (07) contnuar com o moviment de paralisação.

A proposta apresentada pelo prefeito Rogério Teófilo (PSDB) de 2,33%, não foi aceita pela categoria. O gestor justificou que o reajuste slicitado pelos professores vai de encntro a Lei de Resposabilidade Fiscal – (LRF).

De acordo com o representante do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinteal) em Arapiraca, André Luiz, as propostas estabelecidas pelo prefeito fogem da realidade e não atende as reivindicações da categoria.

Durante a reunião que ocorreu no Centro Administrativo do Município, no bairro Santa Edwvirgem, os servidores pediram um reajuste salarial de 7,64%, e foram surpreendidos pela proposta de 2,33%, a partir do terceiro quadrimestre deste ano.

A gestão municipal alegou através de nota enviada à imprensa, que após realizar estudos técnicos e jurídicos sobre a atual realidade fiscal e financeira de Arapiraca, a proposta foi apresentada tendo como base a sustentabilidade jurídica.

“Qualquer aumento acima do valor apresentado, de 2,33%, fere a Lei de Responsabilidade Fiscal e inviabiliza o município no que diz respeito ao aporte de recursos federais”, diz o teor da nota divulgada pela Coordenação de Comunicação.

 

Próximas ações  

Após  assembleia desta quarta-feira (07) o Sinteal comunica que nesta quinta-feira (08), a equipe jurídica do Sinteal estará em Arapiraca, com a finalidade de definir as próximas ações com base na legislação. Em seguida, a comissão de greve irá ao Ministério Público Estadual, que ainda não se manifestou sobre um ofício encaminhado no último dia 16 de abril deste ano. No período da  tarde, o grupo irá à Defensoria Pública em Arapiraca. Na sexta-feira (09) trabalhadores, pais e alunos farão uma nova assembleia no Centro Administrativo de Arapiraca, a partir das 8 h.

Comentários

Escreva seu comentário
Nome E-mail Mensagem