Prefeitura de Pão de Açúcar divulga a programação oficial do Forroçúcar 2017
A festa foi reduzida de sete para quatro noites e não traz atrações de peso, mas mantém a tradição dos festejos juninos de Pão de Açúcar
Arraial do Forroçúcar - apresentação da Quadrilha Buscapé Foto: Divulgação
A Prefeitura de Pão de Açúcar divulgou, nesta sexta-feira (16), a programação oficial do Forroçúcar 2017. Apesar de ter divulgado a programação faltando apenas sete dias para o início do evento, a novidade da festa é a abertura com um sanfoneiro mirim, além da redução de sete para quatro noites de festividade.
As edições anteriores tinham duração de sete noites de muito forró e animação, no período de 23 a 29 de junho. Agora, na gestão do prefeito Flavinho Almeida, o período de festa foi encurtado, sendo somente comemorados os dias de São João e São Pedro (24,25, 28 e 29).
Assim como nas edições anteriores, o arraial está homenageando um sanfoneiro. Este ano é a vez de Zezinho Guilhermino receber homenagem no espaço dos amantes do forró.
Em anos anteriores já foram homenageados os sanfoneiros Zé Negão, Zé Aleixo, Vicente, João Firmino, Sebastião do Fole, assim, como na primeira edição do evento, em 1993, na orla fluvial, o arraial da orla fluvial homenageou o saudoso amante do forró, Arthur Pinto.
A última edição do evento aconteceu de 23 a 29 de junho de 2015. A edição de 2016 deixou de ser realizada por recomendação do Tribunal de Contas do Estado (TCE-AL), em razão da grande seca e os problemas financeiros que atingiam o município de Pão de Açúcar.
Em pleno ano chuvoso, onde a terra está molhada e os barreiros abastecidos pelas precipitações pluviais, o Forruçúcar deste ano não traz atrações de renome e tampouco faz resgate, mas procura manter a tradição dos festejos juninos de Pão de Açúcar, pois consta na programação apresentações de quadrilhas e coco de roda, realização de concursos, desfile de carroças e shows de forrozeiros.
A origem do Forroçúcar
Para quem não sabe, a primeira festa junina pública de Pão de Açúcar foi realizada pela prefeitura, em 1991, durante a administração do então prefeito Elísio Sávio Maia, no “Palhoção do Povo”, instalado no local onde hoje existe a “Praça do Relógio”.
A partir de 1993, no primeiro ano da gestão do então prefeito Antonio Carlos Lima Rezende (Cacalo), o evento foi transferido para a orla fluvial e passou a ser realizado no “Arraial do Povão”, recebendo o nome “Forroçúcar”, ganhando diversas inovações, entre essas, concursos Rainha Junina, Melhor Casal Forrozeiro, Rua Mais Animada e Carroça Mais Original, apresentações de quadrilhas e coco de roda, shows musicais, além de homenagear personalidades ligadas ao forró.
O autor da nova denominação e das inovações inseridas no Forroçúcar foi o então secretário municipal de Educação, Cultura e Turismo, Helio Silva Fialho, em 1993. E durante os anos seguintes, nas gestões dos prefeitos Jorge Dantas (1997 a 2004), Cacalo (2005 a 2008), Dr. Jasson (2009 a 2012) e Jorge Dantas ( 2013 a 2015), o evento manteve o nome e as inovações introduzidas no ano de 1993.
Na gestão do então prefeito Dr. Jasson Silva Gonçalves, por iniciativa do então secretário municipal de Finanças, José Antonio Silva Gonçalves, foi criada a “Bodega dos Lisos” e a rua de acesso ao arraial recebeu uma ornamentação apropriada para as festas juninas, inclusive com instalação de molduras vazadas para fotografias, de maneira que o local passou a ser mais frequentado por crianças e adultos. E neste ano de 2017, no primeiro ano de gestão do prefeito Flavinho Almeida, o governo municipal mantém a tradição dos festejos juninos e a expectativa é de que um grande número de pessoas frequente o “Arraial Zezinho Guilhermino” durante as quatro noites de festa.
O primeiro desfile de carroças
O primeiro desfile de carroças de burro de Pão de Açúcar foi realizado durante a gestão do então prefeito Eraldo Lacet Cruz, em março de 1982, por iniciativa do professor de Educação Física, Evaristo Porto, quando da passagem relâmpago deste profissional pela cidade de Pão de Açúcar, vindo de Maceió. Ele, com o apoio do prefeito Eraldo Lacet Cruz, mobilizou diversos carroceiros locais e organizou o primeiro desfile de carrroças, percorrendo as principais artérias da cidade. O sucesso foi tão grande que as pessoas não comentavam outro assunto. No final dos anos de 1980, por iniciativa da professora Verônica Araújo, o desfile de carroças migrou para os festejos juninos. Na época, a professora Verônica Araújo não contou com o apoio da Prefeitura de Pão de Açúcar, porém contou com o apoio do esposo e vereador Marcondes Araújo. O desfile foi realizado durante à tarde, em comemoração à festa de São Pedro. A professora Verônica Araújo foi, também, a criadora da Festa do Carro de Boi, na cidade de Pão de Açúcar, evento realizado por mais de três edições consecutivas, no início dos anos 2.000, e que atraiu dezenas de carros de bois e centenas de cavaleiros e amazonas dos mais diversos municípios alagoanos. Depois de fazer grande sucesso e ser aprovada pela população pão-de-açucarense, a bonita Festa do Carro de Boi, por falta de apoio dos governantes, deixou de ser realizada na cidade de Pão de Açúcar, deixando uma grande lacuna no calendário de eventos da plaga de Jaciobá. Confira abaixo a programação oficial.
Dia 23
19h30m – Abertura - Sanfoneiro Mirim
20:00h – Desfile das Rainhas do Milho
20h30m – Apresentação de coco de roda
21:00h – Trio Forrozeiro
23:00h – Show com a Banda Forró Master
Dia 24
19h30m – Apresentação de quadrilhas
21:00h – Trio Forrozeiro
23:00h – Show com Zelito & Expresso Forronejo
Dia 28
19h30m – Apresentação de quadrilhas
20:00h – Concurso da Rainha do Milho
21:00h – Escolha do Melhor Casal Forrozeiro
22:00h – Trio Forrozeiro
23:00 – Show com a banda O Dono da Farra
Dia 29
19h30m – Apresentação de coco de roda
20:00h – Entrega da premiação aos vencedores dos concursos Rua e Carroça
21:00h – Concurso de quadrilhas
22:00h – Trio Forrozeiro
23:00h – Show da Banda Amoda
Comentários
Escreva seu comentário