MUNICÍPIOS

Prefeitos alagoanos solicitam apoio emergencial aos municípios da seca, durante reunião na AMA

Jeane Moura entregou o documento em nome dos 37 municípios que decretaram situação de emergência da seca.


icon fonte image

  Fonte: Sertão na Hora

  Foto: AMA

Postado em: 14/03/2017 às 09:02:47

Dois documentos foram entregues ao Ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, na manhã desta segunda-feira, dia 13, pela Associação dos Municípios Alagoanos, no encontro realizado na sede da entidade. Ambos os documentos solicitam apoio aos municípios que estão sofrendo com os efeitos da seca, um deles em nome dos 37 municípios que decretaram situação de emergência e outro em nome dos municípios canavieiros que diminuíram sua produção, o que tem afetado diretamente a economia do estado.

A estiagem prolongada, já considerada a maior dos últimos 100 anos, que antes afetava apenas os municípios do Sertão e Semiárido do estado, tem afetado também os municípios canavieiros e os pequenos produtores. Traduzida em números, a crise aponta redução de 22% na safra 2016/2017 atingindo diretamente 7.402 produtores que geram 300 mil empregos diretos e indiretos.

A preocupação dos prefeitos desses 57 municípios canavieiros é com a crise social e a violência provocados pela retração da principal atividade econômica. O problema se agrava com a antecipação do desemprego no setor provocada pelo fim da moagem que, por causa da seca, fez com que as usinas parassem com 40 dias de antecedência. Com a redução de meses trabalhados e a mudança na lei do seguro desemprego, muitos desses trabalhadores temporários ficarão sem o direito de requerer o benefício.

Comentários

Escreva seu comentário
Nome E-mail Mensagem