MUNICÍPIOS

Prefeito Flavinho toma posse e faz duras críticas ao ex-gestor

Ele critica “o atraso” deixado por Jorge Dantas e prometeu desenvolver Pão de Açúcar


Prefeito Flavinho e o vice-prefeito Clayton Farias

Prefeito Flavinho e o vice-prefeito Clayton Farias   Foto: Notícia Quente/Vânia Rezende

Postado em: 02/01/2017 às 17:40:48   /   por Redação

Tomou posse, neste domingo (1), numa solenidade muito concorrida, o prefeito Flavinho, o vice-prefeito Clayton Farias e os vereadores Ademir do Limoeiro, Aloísio de Eneias, Ana Daise Maia, Bel Lisboa, Cabo Veio, Diomedes Rodrigues, Dyego Correia, João Batista, Lena Correia, Tereza Brito e  Zé de Duda.

Durante a solenidade, os vereadores, o vice-prefeito e o prefeito discursaram. Em seu pronunciamento, o prefeito Flavinho destacou a tradição política da família Almeida que, segundo ele, tem mais de 40 anos de representação política no Legislativo municipal e, agora, ele continua mantendo a tradição ao se eleger prefeito de Pão de Açúcar.

Na oportunidade, destacou os cinco  mandatos sucessivos de seu tio José Roberto Almeida, o “Beto de Meirus”, sua tia Helena Almeida, a primeira mulher a ser eleita vereadora em Pão de Açúcar, e a saudosa vereadora Maria Etelvina Andrade Cruz Almeida, conhecida como Branca Andrade.

O novo prefeito fez críticas contundentes a seu antecessor, principalmente, pelo "atraso existente no município", que ora apresenta a "vergonhosa taxa de 40% de sua população analfabeta", segundo Flavinho.

O novo chefe do Executivo municipal acusou Jorge Dantas de "ter perseguido servidores públicos municipais pelo fato de serem seus aliados".

Em tom de desabafo e demonstrando guardar muita mágoa, o novo gestor culpou Jorge Dantas porque o município se encontrar no CAUC, desde 2001. Ele disse, ainda, que verificou a falta de informações sobre as folhas de pagamento e que não teve acesso a documentos importantes que pudessem nortear a nova administração.

Dentre tantos assuntos que foram alvos de duras críticas do novo prefeito, destacam-se: a não existência de um protocolo geral na prefeitura, as inaugurações realizadas pelo prefeito em pleno fim de governo; o canteiro de obras do projeto de revitalização da orla fluvial, a quem chamou de “curral para prender jumento”; o contrato que delega poderes à CASAL para administrar o SAAE; o gasto da quantia de R$ 100 mil reais, no fim da gestão, com a contratação de dois shows públicos, enquanto a população rural está morrendo de sede, em consequência da seca que castiga a região.

A sede da prefeitura foi muito criticada e, segundo o prefeito recém- empossado, ele não dará expediente em suas dependências, pois o ambiente é insalubre e que mandará lacrar o prédio. Ele deixou claro que fará um inventário para saber sobre o patrimônio do município de Pão de Açúcar.

O prefeito prometeu trazer desenvolvimento para o município e disse que Pão de Açúcar está muito atrasado ao ser comparado com municípios vizinhos que conseguiram se desenvolver.

Dos diversos assuntos que o novo gestor municipal mencionou, alguns merecem ser destacados: o prefeito Dr. Jasson enterrou R$ 17 mil reais na obra de revitalização da orla; o convênio firmado entre o Município e a CASAL será revisto, para o SAAE voltar a ser o SAAE; o prefeito (se referindo a Jorge Dantas) terá que responder na Justiça por ter deixado o município no CAUC.

Durante a solenidade, o prefeito anunciou alguns nomes que vão compor sua equipe de governo, sendo os principais: Johann Magnus: Educação, Claudeane Nascimento (Kadu): Saúde, Alcir dos Anjos (Nino): Finanças, Eliezer Farias: Infraestrutura (atualmente SEVOSP), Júnior da Barra: Assistência Social, Leila Mariano Bento: Administração, Distéfano Brandão: Turismo, Cultura e Esporte, Marco Tavares: Articulação Política; Arnaldo Mendes: Agricultura, sendo que o lugar deste último será ocupado durante três meses por “Ana do PT”, enquanto o professor Arnaldo Mendes cuida de sua aposentadoria, para vir morar em Pão de Açúcar, sua terra natal.

Também anunciou que enviará para aprovação da Câmara de Vereadores nos próximos dias a Lei Delegada que dará uma nova estrutura aos setores de Educação, Saúde, Assistência Social e outras, pois a que existe atualmente no município está em vigor há nove anos, precisando, por este motivo, ser renovada.

Algumas frases ditas pelo prefeito Flavinho chamaram a atenção do grande público que prestigiou a solenidade de posse, realizada no Iate Clube Pão de Açúcar, na noite do primeiro domingo do ano de 2017: “Eu não voltei à minha terra, estou na minha terra”. “Não houve nenhuma irregularidade na minha eleição”. “Construiremos juntos”. “A mais poderosa arma do semelhante está em libertar as pessoas”. “Pão de Açúcar passará por uma metamorfose em busca de desenvolvimento”.

Durante a solenidade, Dr. Flavinho teceu críticas ao empresário de eventos Glaúcio Santos, conhecido como Gláucio Produções, no tocante a realização de shows durante a Festa de Bom Jesus dos Navegantes.

Na opinião de muitas pessoas que participaram das cerimônias de posse, que tiveram início às 17 horas, na Igreja Assembleia de Deus, e encerramento por volta de 1 hora e 30 minutos desta madrugada, no Iate Clube Pão de Açúcar, a programação foi muito longa e cansativa, o que gerou incômodo, principalmente, em crianças e pessoas idosas que estavam presentes. “Só a missa de posse, na Igreja Matriz, durou mais de duas horas”, disse uma anciã que participou das três solenidades.

Sobre o discurso do novo gestor, pode-se dizer que foi um misto de história de família, ressentimento, desabafo, populismo e promessa de dias melhores para os pão-de-açucarenses, onde predominou a grande vontade de desenvolver o município de Pão de Açúcar.

O ex-prefeito e ex-deputado Cacalo e o presidente do diretório municipal do PT, Reginaldo Lira, estão entre as lideranças políticas que prestigiaram a solenidade de posse, cuja transmissão de cargo foi feita pelo vice-prefeito Marco Tavares, conforme foi autorizado pelo então prefeito Jorge Dantas.

 

Segunda-feira de atividades

Segundo informações de uma fonte ligada ao prefeito, ele visitou, na manhã desta segunda-feira, a orla fluvial e alguns órgãos municipais, incluindo as secretarias de Educação, Saúde e Assistência Social.

Comentários

Escreva seu comentário
Nome E-mail Mensagem

  • Danilo Pereira Lisboa 02 de Janeiro de 2017 Parabéns vamos que vamos
    Maria do Carmo 02 de Janeiro de 2017 Que Deus te abençoe, Flavinho. Estamos confiantes e temos a certeza de que veremos a grande diferença. Coragem! Parabéns!!
    Domingos Alves Filho 03 de Janeiro de 2017 Vc foi muito feliz em falar em seu tio Beto, pois esse cidadão foi muito massacrado por alguns da família e de nossa região. Esse homem pra mim tenho uma grande gratidão ao mesmo pois levou nossa região ao cenário cultural.
    Naydijane 03 de Janeiro de 2017 Avante Flavinho,traga de volta nosso turismo. Meus conterrâneo estão confiando em você. Faça um bom uso dessa administração. Que Deus te conceda muita sabedoria e capacite ainda mais para administrar nossa Pão de Açúcar. Abraço Fraterno.
    Cesar Torres 03 de Janeiro de 2017 Por sua invejável competência, Ilustre Prefeito, por certo Pão de Açúcar está em boas mãos! O cumprimento e desejo-lhe uma ótima gestão! Parabéns!!!!