Pão de Açúcar: Professora Diva Santos é reeleita presidente do SIFUMPA
Depois de uma gestão muito transparente e voltada para a valorização dos servidores, candidata não teve concorrente
Professora Diva Santos, a presidente reeleita do SIFUMPA Foto: Reprodução/Facebook
Foi realizada, nesta quinta-feira (16), na sede da entidade, o pleito para eleger a diretoria do Sindicato dos Servidores do Município de Pão de Açúcar (SIFUMPA), para os próximos três anos (2017/2019).
Sem enfrentar concorrente, a presidente Diva Santos foi reeleita para mais um mandato, onde continuará promovendo grandes mudanças na entidade. A falta de concorrente deve-se ao fato de a “professora Diva”, como é conhecida, ter realizado uma gestão honesta, transparente e voltada para a valorização de todos os servidores.
Nesta eleição, onde votaram 137 servidores públicos municipais, a chapa única obteve o seguinte resultado: Diretoria: 135 votos e Conselho Fiscal: 129 votos.
A eleição ocorreu dentro de um clima de grande tranquilidade. A votação teve início às 8 horas da manhã e encerramento às 17 horas. A apuração teve encerramento por voltas das 18 horas, sendo anunciada a vitória esmagadora da Chapa 1.
CHAPA ELEITA
Presidente – Diva dos Santos
Vice-presidente – Roberto Barreto Tavares
1º Secretário – Edson Rodrigues Pereira
2ª Secretária – Maria da Conceição Pereira da Silva Anjos
1º Tesoureiro – Cleonildo do Nascimento Soares
2ª Tesoureira – Alice Maria da Costa
Diretoria Educacional – Valeska Oliveira Cardôzo
Diretor Desportivo e Sociocultural – Clodoaldo dos Santos Silva
CONSELHO FISCAL
1º Conselheiro – Brandina izidoro de Brito
Suplente – Rosiete Pereira Rodrigues
2º Conselheiro – Etelvina de Almeida Silva
Suplente – Débora Aquino do Nascimento
3º Conselheiro – Simone Carla da Silva Lima
Suplente – Maria do Socorro Rodrigues Fonseca
Como nasceu o SIFUMPA?
Por incentivo do então coordenador de Comunicação da Prefeitura de Pão de Açúcar, Helio Silva Fialho, um grupo de servidores municipais, com destaque para Petrúcio Lima, José Antonio Vieira Santos e Giovanni Fialho, teve a iniciativa, em 2001, de criar uma entidade que defendesse os diretos dos servidores municipais de Pão de Açúcar.
Após uma reunião, da qual participaram um número significativo de servidores públicos municipais, foi criado o Sindicato da categoria, sendo eleito Petrúcio Lima, o popular “Pepeta”, para assumir a presidência do SIFUMPA, sendo este o primeiro presidente.
Após surgirem alguns problemas de ordem administrativa, por determinação da Justiça, José Antonio Vieira Santos assumiu a presidência provisória, durante um curto período, e promoveu uma nova eleição, na qual foi eleito o servidor Edson Pereira, conhecido como “Edinho”. Apesar da gestão interina do presidente José Antonio Vieira Santos, a grande dedicação e transparência se fizeram presentes nesta sua gestão de transição, sendo ele responsável por grandes conquistas legais da entidade.
Após cumprir seu mandato de três anos, houve nova eleição, sendo eleita a servidora Luciana Merêncio, que assumiu a presidência durante dois mandatos consecutivos, isto é, por seis anos.
Em seguida, a professora Diva Santos disputou e venceu a eleição, para assumir seu primeiro mandato, onde realizou uma gestão aprovada por todos os servidores e, por este motivo, foi reeleita, nesta quinta-feira (16), onde passará mais três anos a frente do SIFUMPA, lutando em prol de novas conquistas para a categoria.
Influenciando a criação do Sindicato dos Servidores de Olho D´Água das Flores
Neste resumo histórico é importante destacar a criação do Sindicato dos Servidores Municipais de Olho D´Água das Flores, criado por influência do jornalista Helio Silva Fialho que, em conversas mantidas com o amigo e motorista Nelson Pereira, servidor público municipal da Prefeitura de Olho D´Água das Flores, o incentivou a criar a entidade.
Nelson Pereira, muito motivado, convidou alguns membros da diretoria do SIFUMPA para participar de uma reunião com servidores do município, onde foram transmitidas informações sobre a importância de criarem uma entidade de classe naquele município, sendo, depois de alguns meses, criado o Sindicato dos Servidores do Município de Olho D´Água das Flores, que teve como primeiro presidente o português naturalizado brasileiro, Nelson Pereira.
Não há como negar, a partir da criação destes sindicatos de classe, as grandes conquistas dos servidores públicos destes dois municípios localizados no semiárido alagoano, confirmando, assim, a palavra de ordem dos movimentos sindicais – “O povo unido jamais será vencido!”.
Comentários
Escreva seu comentário