Pão de Açúcar: Palestra sobre os 515 Anos de Exploração e Martírio do Velho Chico é realizada na AABB
Apresentações culturais abrilhantam encerramento das Competições Citadinas
Foto: Notícia Quente
Uma manhã de apresentações culturais foi realizada, na manhã deste domingo (16), na sede da AABB Pão de Açúcar, para abrilhantar o encerramento das Competições Citadinas 2016, realizadas durante os dias 15 e 16.
O segundo e último dia do evento teve início às 9 horas com o gostoso ritmo pé de serra do sanfoneiro Franklin do Forró e seu regional.
Em seguida, foi a vez da tão esperada palestra proferida pelo jornalista e escritor Helio Fialho, que durante 30 minutos falou sobre “Os 515 Anos de Exploração e Martírio do Velho Chico”, onde o palestrante relata que “tudo começou com a chegada, em 04 de outubro de 1501, da expedição dos navegadores Américo Vespúcio e André Gonçalves.
“A colonização dos vales e o sistema de Sesmaria foram gananciosos, insanos, destruidores e inconsequentes”, afirmou Helio Fialho, se referindo à exploração imposta ao rio São Francisco pela Coroa Portuguesa.
O palestrante disse, também, que os projetos progressistas implantados ao longo do Velho Chico, com o aval e a conivência de políticos desonestos e inescrupulosos, a exemplo da construção de barragens e instalação de projetos agroindustriais, contribuíram, de forma significativa, para a situação de morte iminente do rio São Francisco, que hoje se encontra estreito, raso, assoreado e com a calha invadida pelas algas.
Para encerrar a palestra, o jornalista e escritor recitou o poema “Velho Chico – Saudade e Lamento”, de sua autoria, e foi bastante aplaudido pela plateia, em especial do presidente da AABB local, Jorge Luiz Abreu Duarte, e do presidente do Conselho Estadual de AABBs de Alagoas (CESAAB), Clebson Pinheiro.
Coco de roda
Logo após a palestra sobre o Velho Chico, o Coco de Roda Cheiro de Bela, sob a direção do mestre Laércio de Bamba, fez uma brilhante apresentação, dando um show de pisadas, ritmos e coreografia. Precedendo apresentação do grupo, o mestre Laércio de Bamba falou sobre os batalhões de lagoa e a migração das cantigas e pagode das plantadeiras de arroz, para o grupo Choro de Bela.
Depois foi a vez de um grupo de teatro amador pão-de-açucarense se apresentar sob a direção do talentoso ator Arnaldo Pereira. O grupo deu um verdadeiro show de talento e criatividade.
O evento encerrou com a entrega da premiação aos vencedores das Competições Citadinas, nas modalidades futebol society, voleibol e baralho. Durante o encerramento o presidente da AABB local, Jorge Luiz Abreu Duarte, e o presidente da CESAAB, Clebson Pinheiro, fizeram uso da palavra e expressaram palavras de agradecimentos e, ainda, parabenizaram os participantes do evento. Veja mais fotografias na Galeria do NQ.
Comentários
Escreva seu comentário