Pão de Açúcar, no Sertão de Alagoas, registra calor de 50º
Um alerta sobre a baixa umidade relativa do ar no Sertão e no Sertão do São Francisco foi emitido pela Semarh
Fonte: Gazetaweb - Por Ana Clara Pontes
A temperatura é a mais alta registrada no estado. Foto: Reprodução/Gazetaweb/Fagno Pinto
Os termômetros da cidade de Pão de Açúcar, Sertão de Alagoas, marcaram um calor de 50 ºC na tarde desta terça-feira (14). Um morador da cidade sertaneja registrou em imagens o momento em que o aparelho chegou a essa temperatura.
O equipamento fica exposto ao sol. Isso indica que, na realidade, a temperatura registrada pelo morador e jornalista Fagno Pinto, pouco antes das 15h, é da sensação térmica do local.
Segundo a previsão do tempo da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), a temperatura máxima no Sertão do São Francisco, onde fica Pão de Açúcar, foi de 37 ºC nesta terça.
A meteorologista da Semarh Fernanda Liz esclarece que esse tipo de termômetro sofre influências que potencializam a temperatura.
"Esses termômetros que ficam na rua sofrem influência tanto do asfalto, quanto das casas próximas, essas regiões não têm tanta circulação de vento, é um termômetro preto que absorve bastante calor, então as temperaturas vão se apresentar mais altas", explicou a meteorologista.
A Semarh divulgou um alerta nesta terça, e que vai até sexta-feira (17), sobre a baixa umidade relativa do ar no Sertão e no Sertão do São Francisco.
Pela tarde, a previsão da umidade relativa mínima do ar foi de 15%, muito abaixo do que é considerada normal pela meteorologia, acima de 50%.
Segundo os órgãos meteorológicos, a umidade relativa do ar abaixo de 30% implica em uma situação de alerta, que é o caso da região sertaneja de Alagoas. Já abaixo de 12%, é considerado emergência.
A condição de 15% já aumenta as chances de incêndios, diminuição de reservas de água e risco à saúde como complicações alérgicas e respiratórias, sangramento pelo nariz, ressecamento da pele e irritação dos olhos.
Comentários
Escreva seu comentário