BLOGS

Museu de Arte e Cultura Joãozinho Lisboa será inaugurado na noite desta sexta-feira (5) em Pão de Açúcar

Solenidade está marcada para as 19 horas, no antigo prédio da Cadeia Pública, agora transformado em museu.


icon fonte image

  Fonte: Por Helio Fialho

Prédio da antiga Cadeia Pública, o atual Museu de Arte e Cultura

Prédio da antiga Cadeia Pública, o atual Museu de Arte e Cultura   Foto: Reprodução/Daniel Gonçalves/Cortesia

Postado em: 05/07/2024 às 11:51:52

 Nesta sexta-feira (5), os moradores de Pão de Açúcar vão receber o Museu de Arte e Cultura Joãozinho Lisboa, uma obra que será entregue pela Prefeitura de Pão de Açúcar. Segundo informações, o ato inaugural está marcado para as 19 horas e contará com a presença de autoridades municipais e estaduais, incluindo o prefeito Jorge Dantas e o governador Paulo Dantas.

Em 2021, a vereadora Tereza Brito, que é artista plástica e professora, foi autora do Requerimento Nº 49/2021, que pede ao prefeito Jorge Dantas, a criação do Museu Histórico de Pão de Açúcar.  A justa homenagem ao polivalente artista João Damasceno Lisboa, conhecido popularmente como “Joãozinho Lisboa” e “Joãozinho Retratista”, foi oficializada por meio do projeto de Lei Nº 02/2024, de autoria da mencionada vereadora, foi aprovado pela Câmara de Vereadores em sessão realizada no dia 16 de fevereiro deste ano. Em seguida, a lei foi sancionada pelo chefe do Executivo municipal.

O Museu de Arte e Cultura Joãozinho Lisboa é um antigo sonho dos pão-de-açucarenses e amantes da cultura,  transformado hoje em realidade, depois de uma espera secular. E finalmente, na noite desta sexta-feira, estará abrindo suas portas ao público. Joãozinho Lisboa é considerado o mais expressivo artista de Pão de Açúcar, devido a sua polivalência: ele foi escultor, retratista, artista plástico, músico e projecionista de filmes cinematrográficos.

Sobre a construção de um museu ou casa a cultura,  as expectativas dos filhos da Terra de Jaciobá sempre estiveram voltadas para dois prédios históricos da cidade: o antigo sobrado da Avenida Ferreira de Novais, hoje em ruínas (Paço Imperial) e o antigo prédio da Cadeia Pública, localizado no extremo da Avenida Bráulio Cavalcante, com fundos para a antiga Praça 13 de Maio.

Estes são dois prédios que precisam atrair a visitação pública. E, neste contexto, o antigo prédio da Cadeia Pública prestes a completar 147 anos de existência, teve prioridade e, a partir de sua inauguração, estará aberto para visitação, onde estará expondo um importante acervo histórico, cultural e artístico de Pão de Açúcar.

E para que hoje pudesse abrir suas portas expondo sua exuberância arquitetônica e belezas artistas e culturais, o Museu de Arte e Cultura Joãozinho Lisboa contou, principalmente, com o trabalho e a dedicação de uma importante equipe, formada por Igor Luiz Rodrigues (secretário Executivo de Cultura)), Marquinhos Monteiro (secretário municipal de Turismo e Cultura)), Íria Souza Sena (superintendente municipal de Turismo), Elson Madureira (chefe de Cerimonial), além de outros nomes envolvidos neste importante projeto que tem como objetivo fortalecer a Cultura e o Turismo local.

 

A antiga Cadeia Pública

Segundo relata o historiador Etevaldo Amorim, em seu blog ( http://www.blogdoetevaldo.blogspot.com.br/),  a história da Cadeia Pública de Pão de Açúcar “tem início durante a Seca de 1877. A população de Pão de Açúcar padecia sob esse terrível flagelo, a que as populações nordestinas ainda hoje são submetidas.

Para mitigar os efeitos dessa catástrofe, e para socorrer também os imigrantes de vários pontos do sertão dos Estados limítrofes, o Juiz de Direito Dr. Alfredo Montezuma de Oliveira[i] conseguiu, junto ao Governo, recursos para abrir frentes de trabalho, ocorrendo-lhe empregá-los na construção desse prédio público. Ele era Presidente da Comissão de Socorros Públicos em favor das vítimas da Sêca.

Com a fachada voltada para a extensa avenida, dando fundos para os lados da Lagoa da Porta (e, mais além, o Cavalete), foi assentada em local estratégico, como a indicar o exato ponto até onde a prudência recomendaria construir, ante o perigo das enchentes.

Sua construção foi iniciada no dia 27 de novembro de 1877, conforme notícia do jornal O Pão D’ Assucar, edição de 2 de dezembro daquele ano:

“Cadeia. No dia 28 do passado, principiou-se a abrir os alicerces do edifício que há de servir de cadeia e Casa de Câmara desta Cidade.
A Comissão de Socorros Públicos empreendeu esta obra, e vai executa-la, para ter em que se ocuparem os emigrantes, a fim de incutir-lhes amor ao trabalho e livrá-los da ociosidade que sempre traz vícios.
Já tivemos ocasião de ver a planta levantada pelo Sr. Dr. Juiz de Direito Alfredo Montezuma de d’Oliveira; é uma obra magnífica. Oxalá que a concluam”.

Após a inauguração deste sonhado museu, espera-se, agora, a “tão implorada” obra de recuperação do nosso antigo sobrado, hoje Paço Imperial, completamente esquecido pelas autoridades municipais, estaduais e federais, ao longo de todas essas décadas.  

Comentários

Escreva seu comentário
Nome E-mail Mensagem

  • Vânia De Oliveira Prata Pinto 28 de Julho de 2024 Muito boa tarde meu nome é Vânia e eu sou bisneta de João Damasceno Lisboa meu pai não me registrou porém busco a minha cidadania portuguesa quem sabe não sei quero uma minha cidadania e gostaria muito de fazer um exame de DNA Para comprovar isso meu pai esse gráfico Costa Lisboa minha avó Amélia Soares Costa Lisboa sou bisneta de João Damasceno Lisboa Gostaria de saber onde nasceu os meus tataravós para conseguir cidadania portuguesa com teste de DNA caso queira alguma outra informação estou à disposição Boa tarde
    Vânia De Oliveira Prata Pinto 28 de Julho de 2024 Muito boa tarde meu nome é Vânia e eu sou bisneta de João Damasceno Lisboa meu pai não me registrou se chama sidraque Costa Lisboa minha avó Romélia Soares Costa Lisboa meu avô Eraldo porém tenho como provar através de exame de sangue do meu DNA não estou à procura de bem materiais digo bens e sim da minha cidadania Europeia meu e-mail está registrado aí desde já estou à disposição meu muito obrigado Estou à procura de saber onde nasceu meu tataravô pois meu bisavô João Damasceno tem o seu histórico pode me ajudar Desde já meu muito obrigado