MUNICÍPIOS

Mulher com DIU mal posicionado tenta há quase 40 dias atendimento com ginecologista em Pão de Açúcar

'Não tenho condições de pagar uma consulta particular e estou sofrendo com dores frequentes. Procuro o setor de marcação e toda semana me mandam aguardar'.


icon fonte image

  Fonte: Com Pão de Açúcar Notícias

Imagem ilustrativa - Hospital de Pão de Açúcar

Imagem ilustrativa - Hospital de Pão de Açúcar   Foto: Reprodução/Redes sociais

Postado em: 01/07/2021 às 18:21:25
A pão-de-açucarense Fabricia Rodrigues Silva, de 33 anos, decidiu usar as redes sociais do município para apelar à Secretaria Municipal de Saúde de Pão de Açúcar por uma consulta com um ginecologista que, segundo a mesma, teve a marcação solicitada há quase 40 dias, mas até o momento não foi realizada, embora o médico esteja atendendo semanalmente na cidade.
 
A jovem mulher relatou que no dia 20 de maio, após sentir fortes dores na região pélvica, procurou atendimento médico, onde foi submetida a um exame de ultrassonografia, ora realizado através da médica Guacyra Almeida. O exame concluiu que a paciente estava com o Dispositivo Intrauterino (DIU), pequeno objeto de plástico em formato de T inserido no útero para atuar como contraceptivo, mal posicionado.
 
No dia 24 de maio, Fabricia Rodrigues disse que foi encaminhada, através do médico Marcelo Bezerra Albuquerque, ao ginecologista, a fim de realizar o procedimento de retirada do DIU, no entanto, mesmo tendo procurado o setor de marcação de consultas do município no dia em que foi encaminhada, a paciente diz que até a presente data não teve a sua consulta marcada, embora tenha sido informada por profissionais de saúde que o médico ginecologista estaria realizando atendimento semanal, de forma ininterrupta, desde o período em que a mesma entregou a requisição da consulta no setor de marcação, ou seja, há quase 40 dias.
 
"Não tenho condições de pagar uma consulta particular e estou sofrendo com dores frequentes. Procuro o setor de marcação e toda semana me mandam aguardar, dizendo que manterão contato, mas o médico tá vindo sempre e nunca sou chamada. Não tenho a quem recorrer mais. É triste a situação da gente que precisa", desabafou Fabrícia.
 
Sobre esta reclamação da paciente Fabricia Rodrigues Silva, a reportagem do Notíca Quente, através de mensagem enviada à ASCOM da Prefeitura de Pão de Açúcar, buscou uma resposta da Secretaria Municipal de Saúde, porém, até o momento da publicação desta matéria no portal NQ, reproduzida da página Pão de Açúcar Notícias, não obteve resposta. Contudo, no momento em que receber a resposta da referida assessoria, atualizaremos esta matéria.
 
Informações dadas pelo secretário municipal de Saúde
 
Por volta das 12 horas e 30 minutos, a reportagem do Notícia Quente recebeu uma ligação telefônica do secretário municipal de Saúde de Pão de Açúcar, Augusto César Andrade Cruz Júnior, popularmente conhecido como " Doutor Cesinha", e recebeu a seguinte informação: a paciente Fabrícia Rodrigues da Silva será atendida pelo ginecologista da Secretaria Municipal de Saúde, Dr. Manoel, na próxima segunda-feira (5), para submeter-se aos procedimentos necessários, com relação ao DIU que se encontra mal posicionado. Em razão do caso não apresentar risco à paciente e, por isso, não requerer urgência, a Secretaria Municipal de Saúde, em razão da grande demanda, deu um prazo de 15 dias para a mesma ser atendida pelo médico para o qual foi encaminhada, inclusive a servidora responsável já havia agendado a consulta e confirmaria nesta sexta-feira (2), porém, a paciente preferiu levar o caso às redes sociais. O secretário municipal de Saúde informou, ainda, que nos casos de implantação de DIU, entre 5% a 10% deste dispositivo intrauterino apresentam problema de mal posicionamento e são normalmente corrigidos.
 
 
Foto: Cópia da Ultrassonografia Endovaginal - paciente Fabricia Rodrigues Silva
Reprodução/ Pão de Açúcar Notícias
 
 
Foto: Cópia do Receituário da paciente Fabricia Rodrigues Silva - Reprodução/Pão de Açúcar Notícias

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Comentários

Escreva seu comentário
Nome E-mail Mensagem