MUNICÍPIOS

Moradores denunciam rachaduras em residências após atividade de mineradora em Craíbas

Eles afirmam que a empresa se utiliza de explosivos no solo que provocam pequenos tremores nas residências


icon fonte image

  Fonte: Gazetaweb - Por Mariane Rodrigues

Moradores denunciam rachaduras em residências após atividades com explosivos de mineradora

Moradores denunciam rachaduras em residências após atividades com explosivos de mineradora   Foto: Reprodução/Gazetaweb

Postado em: 09/02/2022 às 20:36:30

Moradores do município de Craíbas, localizado no Agreste de Alagoas denunciam que rachaduras estão aparecendo nas residências depois que uma mineradora passou a executar atividades de extração nas terras da localidade. A denúncia foi enviada à TV Gazeta.

A mineradora Vale Verde é considerada a primeira empresa de metais básicos de Alagoas, com uma mina a céu aberto para o beneficiamento do concentrado de cobre, conforme definição da própria empresa.

No entanto, os moradores da localidade afirmam que a empresa se utiliza de explosivos no solo que provocam pequenos tremores nas residências, o que tem gerado medo e incômodo. Afirmam ainda que as rachaduras têm surgido tanto nas paredes, quanto no piso dos imóveis.

Uma das casas é a de Sebastião João dos Santos, construída há três anos e que, mesmo nova, já apresenta as fissuras. "A casa estremece com as bombas", ele conta, acrescentando: "Vivemos nessa agonia, com medo de amanhecer o dia soterrado debaixo de uma casa".

Os relatos dão conta que há dias em que as bombas são explodidas de forma mais intensa, há outros em que as explosões ocorrem de maneira mais fraca. "Mas toda semana solta", diz um morador à TV Gazeta.

Ainda segundo as informações dos moradores, quando ocorrem as explosões, sobre "poeira, que escurece tudo". Eles afirmam que são cerca de 50 casas afetadas pelos problemas das rachaduras na localidade e todas elas próximas à localidade onde atua a minerado Vale Verde.

Para resolver o problema, moradores chegaram a fazer protestos cobrando soluções. Ainda se reuniram com representantes da empresa, mas até o momento, nada foi resolvido.

A situação lembra o caso das rachaduras nos bairros do Pinheiro, Bebedouro, Mutange e Bom Parto. Em decorrência das atividades da Braskem, milhares de moradores tiveram que sair das residências após os imóveis apresentarem rachaduras. Milhares deles já foram demolidos e as localidades atualmente estão desertas, devido à migração dos moradores.

Venda da Vale Verde

Em janeiro de 2022, a multinacional sul-africana Sibanye-Stillwater anunciou o cancelamento da compra bilionária da Mineração Vale Verde, que fica situada em Craíbas, Agreste de Alagoas. Após o anúncio da desistência das negociações, a Appian Capital Advidory, atual detentora da mineração, disse estar surpresa com o anúncio e afirmou não ver fundamentos para o encerramento legal das tratativas.

 

Comentários

Escreva seu comentário
Nome E-mail Mensagem