BLOGS

Judoca Mayra Aguiar é bicampeã mundial e entra para história

Judoca se torna a primeira brasileira com dois títulos mundiais e a única com cinco medalhas


Mayra Aguiar na final do Mundial de Judô

Mayra Aguiar na final do Mundial de Judô   Foto: Paulo Pinto / CBJ

Postado em: 01/09/2017 às 22:16:14   /   por Sabrina Andrade

Mayra Aguiar conquistou o título mundial de judô nesta sexta-feira (01), em Budapeste. A medalha de ouro saiu no golden score, quando a gaúcha conseguiu um wazari sobre a japonesa Mami Umeki, que era a atual campeã mundial. Mayra se torna a primeira mulher brasileira bicampeã mundial (2014 e 2017), igualando o feito de João Derly (2005 e 2007).

"Estou muito feliz! Eu estava muito focada, tinha me preparado muito. Sabia o quanto era importante e o quanto é gostoso ganhar o Mundial.  E agora sou bicampeã", comemorou Mayra na saída do tatame.

Ela teve um desempenho perfeito nas preliminares, vencendo as três lutas por ippon - duas contra Klara Apotekar, da Eslovênia, e depois contra a austríaca Bernadette Graf. Nas quartas de final, revanche contra a francesa Audrey Tcheuméo, que a eliminou na semifinal dos Jogos Rio-2016. Mayra chegou a ser punida duas vezes, mas conseguiu projetar a rival, pontuando com um wazari, e imobilizando na sequência, fazendo Tcheuméo desistir do combate. Ippon e vaga na semifinal.

As últimas duas lutas foram com japonesas. Primeiro, Ruika Sato, por wazari, na semifinal. Depois, a detentora do título mundial Mami Umeki.

"O principal foi manter a cabeça sob controle e ficar focada sempre. Cada luta que passou, cada vitória foi um degrauzinho a mais. Essa foi a minha segunda competição depois dos Jogos Olímpicos. Gosto de ficar um tempo fora, poder me preparar melhor, fazer treino de base. É muito importante. Esse tempinho parada me dá mais fome de luta", afirmou Mayra, que também se tornou a judoca brasileira com o maior número de medalhas em Mundial sênior (masculino ou feminino). Agora são cinco: ouro em Chelyabinsk 2014 e Budapeste 2017, prata em Tóquio 2010 e bronze em Paris 2011 e Rio 2013. 

Na mesma categoria de Mayra, meio-pesado (78kg), Samanta Soares enfrentou a então campeã mundial Mami Umeki, do Japão, logo na estreia e perdeu por ippon, resultado de uma imobilização por 20 segundos.

A também brasileira Maria Portela chegou às quartas de final da categoria 70kg, quando foi eliminada pela japonesa Chizuru Arai. Depois caiu na repescagem.

Comentários

Escreva seu comentário
Nome E-mail Mensagem