Jaciobá Atlético Clube realizou, neste sábado, eleições para formação de sua diretoria
Foram realizadas eleições para sua diretoria e conselho deliberativo, para o biênio 2020/2022, em atendimento ao disposto em liminar concedida por decisão judicial do juiz de Direito da Comarca de Pão de Açúcar.
Fonte: Com assessoria Jaciobá A.C.
Lucilo Brandão, o presidente eleito do Jaciobá Foto: Reprodução/Giuseppe Gomes/Cortesia
No último sábado (27), o Jaciobá Atlético Clube realizou eleições para sua diretoria e conselho deliberativo, para o biênio 2020/2022, em atendimento ao disposto em liminar concedida por decisão judicial do juiz de Direito da Comarca de Pão de Açúcar.
Na decisão, que determinou o afastamento da diretoria anterior por irregularidades e reintegrou o conselho deliberativo anteriormente eleito, foi concedido o prazo de 270 dias para a constituição do quadro de sócios e eleição, através do voto dos associados, de uma nova diretoria.
Foi constituído o quadro de sócios proprietários através da venda de títulos de propriedade da marca Jaciobá e foram concedidos títulos de benemerência e honorabilidade a ex-dirigentes, conselheiros e figuras de destaque em nossa cidade, que contribuíram de forma expressiva para a vida do clube.
O Jaciobá Atlético Clube foi fundado por Matias Monteiro dos Santos em 25/01/1964, para fazer frente ao outro clube existente na cidade de Pão de Açúcar, o Centro Sportivo Internacional.
Matias Monteiro sempre foi um apaixonado pelo futebol. Estudando na capital do Estado, mostrou suas habilidades no então “juvenil” do Clube de Regatas Brasil (CRB), porém, um problema no joelho, o afastou dos gramados. Retornando a Pão de Açúcar, resolveu tornar-se dirigente e denominou o seu clube de “Jaciobá”, para homenagear o primeiro nome da nossa terra. O clube logo teve a adesão e simpatia de centenas de torcedores, principalmente das classes menos favorecidas, pois o adversário maior era tido como o clube das elites, já que teve a sua origem com os estudantes que integravam a UESA (União dos Estudantes Secundaristas de Alagoas) e em dissidência do Ypiranga Futebol Clube, que era ligado ao Centro Cultural Ypiranga, administrado pela família Andrade.
Suas cores originais eram o preto e o branco e o primeiro uniforme, em tecido, foi confeccionado pelo alfaiate João Gomes da Silva, conhecido como “João de Luzia” ( camisas brancas com números, escudo e botões pretos; calções pretos e meiões brancos) e teve como primeira e improvisada sede a garagem da Casa Santos, loja de tecidos e variedades pertencente ao senhor Elpídio Emídio dos Santos, pai do fundador, localizada na esquina das ruas Duque de Caxias e Professor Antônio de Freitas Machado, mudando-se, logo após, para um salão alugado na Rua Duque de Caxias, onde Luiz Pereira, conhecido como “Gazula”, consertava as chuteiras de couro e sola e torcedores se reuniam para discutir futebol e jogar baralho.
Para manutenção do material do clube, Matias Monteiro contava com a ajuda de Esmerino Ferreira Leite e Javan Pereira Souza (que cuidava também da burocracia do Jaciobá), Manoel Pereira, o popularíssimo “Checa”, um dos grandes goleiros do clube, era um dos que ajudavam ao Jaciobá, como uma espécie de “coringa”.
Com a construção de um conjunto residencial, foi extinto o Estádio Cristo Redentor ( o “Campo de Cima”). O Centro Sportivo Internacional, melhor aquinhoado financeiramente, logo adquiriu um terreno para a construção do seu estádio, cujo acesso se dá pela Rua Marcus Vinícius. O Jaciobá, sem local para treinamentos e jogos, passou a treinar nas areias do rio, porém, logo, abnegados torcedores capitaneados por Luiz Evaristo dos Santos, Esmerino Ferreira Leite, Antônio Perete e Javan Pereira Souza, adquiriram para o clube, o terreno situado na Avenida Dr. José de Freitas Machado, onde hoje está situada a sede social e o Estádio Elísio da Silva Maia (Elisão), o maior Estádio particular da cidade e um dos maiores do interior alagoano.
O Jaciobá Atlético Clube disputa todas as categorias de futebol, em eventos promovidos pela Federação Alagoas de Futebol, da qual é filiado há mais de quarenta anos, além de realizar um amplo e reconhecido trabalho com as categorias de base (sub 11, sub 14, sub 16, sub 18 e sub 20 com aproximadamente 140 atletas), futebol feminino e futebol profissional, além de disponibilizar o seu Estádio para eventos promovidos pela Liga de Futebol Amador de Pão de Açúcar (LIFAP) em parceria com a Prefeitura Municipal e treinamentos e jogos de equipes amadoras da cidade. A sede social é constantemente requisitada para eventos de associados e terceiros. O Estádio Elísio da Silva Maia passa atualmente por reformas estruturais para, em breve, receber jogos oficiais do Campeonato Alagoano de Futebol Profissional e competições amadoras de todas as categorias.
Ao processo eleitoral do último dia 27, compareceram 31 dos 41 associados com direito a voto, tendo siso eleita a única chapa concorrente, com a totalidade dos votos consignados. O processo, conduzido pelo Conselho Deliberativo reconduzido, foi realizado com observância das regras impostas pelo isolamento social determinado em decretos governamentais, evitando a aglomeração e a permanência de pessoas na sede social do Clube, além do uso obrigatório de máscaras e a disponibilização de álcool em gel, para a higienização de todo o material usado no pleito. Estiveram prestigiando o evento o ex-prefeito Flávio Almeida da Silva, o ex-prefeito e pré-candidato Jorge Dantas, além dos pré-candidatos Dr. Eraldinho e Christiano Mateus, além de outras autoridades do mundo social e desportivo.
Apurados os votos, foi eleita a chapa única para a diretoria do clube, assim constituída: Lucilo Brandão de Souza Júnior (presidente), Luciano Pereira Melo (vice-presidente), Adilson da Silva Melo (1º secretário), Antonio Carlos Melo Machado (2º secretário), José Ferreira da Silva (1º tesoureiro), Fagno Pinto dos Santos (2º tesoureiro), Bergson dos Santos Rocha (diretor de esportes) e Maria Betânia Rodrigues Leite (diretora social).
O conselho deliberativo foi eleito com os seguintes integrantes: Izidoro Pereira Neto, Cícero de Assis Pereira, Antonio Pereira de Melo, Giuseppe Ribeiro Gomes da Silva, Manoel Brito dos Santos, Rozevaldo Perete dos Santos, Antonio de Pádua Ramos e José Gomes Pereira, devendo o seu presidente ser definido em reunião do conselho, determinada para a próxima semana.
Lucilo Brandão de Souza Júnior, após o encerramento do processo eleitoral, às 12 horas, como previsto no Edital de Convocação, destacou a importância do ato realizado e afirmou que irá proceder uma administração voltada aos interesses do clube e à transparência de ações, contando, para isso, com a união e o esforço da nova diretoria, do conselho deliberativo, associados, torcedores, simpatizantes e colaboradores, pois o Jaciobá tem um extenso calendário a cumprir ainda este ano, com a participação na Série D do Campeonato Brasileiro, os jogos finais do Campeonato Alagoano e competições oficiais nas categorias de base, todas ainda pendentes de calendário pela FAF e CBF, em função da pandemia provocada pelo Covid-19 e que há dias, o Estádio Elisão vem passando por reformas estruturais objetivando o mando de campo dos jogos do Clube em Pão de Açúcar, sonho maior de todos os pãodeaçucarenses.
(Por Giuseppe Gomes)
Comentários
Escreva seu comentário