NOTÍCIAS

Homem vestido de bombeiro é preso em Maceió suspeito de estelionato

Polícia diz que Alexandro Brites ofertava falso curso para carreira militar. Suspeito afirma está em liberdade condicional, mas nega crime em Alagoas.


icon fonte image

  Fonte: G1 Alagoas

Investigação informa que suspeito usava roupa de militar para oferecer falso curso de capacitação pa

Investigação informa que suspeito usava roupa de militar para oferecer falso curso de capacitação pa   Foto: Derek Gustavo/G1

Postado em: 09/09/2016 às 17:16:47

Um homem foi preso em flagrante nesta sexta-feira (9), em Maceió, suspeito de estelionato. Segundo a polícia, para ganhar a confiança das vítimas, a maioria jovens, Alexandro Brites se passava por comandante do Corpo de Bombeiros e oferecia falsas facilidades para ingressar na carreira militar. Para isso, ele pedia o documento das vítimas.

A polícia informou que Brites é suspeito de aplicar o mesmo golpe nos estados do Piauí, Mato Grosso do Sul, Ceará e Pernambuco, onde ele já havia sido preso e fugiu duas vezes, segundo o delegado de Roubo a Bancos, Vinícius Ferrari.

Em 2014, ele já havia sido preso no Piauí ao se passar por um falso policial em Jaicós, a 366 km ao Sul de Teresina. Lá, ele se apresentou na 3ª Companhia de Polícia Militar, como aspirante da corporação.

De acordo com o delegado, ao ser preso em Maceió, o suspeito estava fardado e iria encontrar com uma possível vítima no Hospital Universitário Prof. Alberto Antunes (HUPAA).

À imprensa, o suspeito negou que estivesse aplicando um golpe nas vítimas.

"Meu uniforme é de bombeiro militar voluntário. Eu não apliquei golpe e nem estou foragido, mas sim em condicional por estelionato. Se é golpe, é a Justiça que vai dizer. E eu estava aqui para abrir uma empresa especializada em ensino", afirma.

Ele também afirmou ser o gestor de uma organização chamada Instituto Pré-Militar Internacional de Ensino Superior. Com o suspeito foram apreendidos diversos documentos, como fichas de inscrição, recibos e notas provisórias.

As investigações apontam ainda que ele agia há cerca de dois meses nos bairros da Cidade Universitária e Cruz das Almas, na capital de Alagoas, e enganou cerca de 20 pessoas.

"Fui procurado por essas pessoas. Elas não deram dinheiro ao suspeito, apenas os documentos, e encontraram notícias envolvendo o nome dele em um esquema parecido em outros estados", afirma o delegado explicando que a polícia agiu antes das vítimas efetuarem o pagamento.

Ferrari explica ainda que as pessoas acreditavam que, aceitando a oferta, teriam participação nos lucros de uma instituição de ensino profissionalizante que seria criada pelo suspeito para capacitá-las a ingressar na carreira militar.

Golden Gate Bridge with San Francisco in distance

Comentários

Escreva seu comentário
Nome E-mail Mensagem