Governo libera R$ 24 milhões para obras do Canal do Sertão Alagoano
Projeto prevê implantação de oito trechos que somam 250 quilômetros de obras e atenderão mais de um milhão de alagoanos em 42 municípios
Fonte: Portal Brasil/Ministério da Integração Nacional
Quando um dos trechos da obra for concluído, ampliará o abastecimento do canal até as cidades de Senador Rui Palmeira e São José da Tapera Foto: Isac Nóbrega/PR
O Ministério da Integração Nacional repassou mais R$ 24 milhões para as obras do Canal do Sertão Alagoano na última sexta-feira (14). O empreendimento, executado pelo governo de Alagoas, tem o objetivo de assegurar o abastecimento humano, irrigação e o desenvolvimento da pecuária e a piscicultura na região.
O projeto prevê a implantação de oito trechos que somam 250 quilômetros de obras, entre Delmiro Gouveia e Arapiraca, e atenderão mais de um milhão de alagoanos em 42 municípios no estado.
Os trechos I, II, III em operação, com 92,9 quilômetros de extensão, já garante o abastecimento de água de 358 mil pessoas no estado de Alagoas.
Etapas do projeto
Esses recursos serão aplicados em duas etapas que estão em obras: Trecho IV e interligação do canal à adutora da bacia leiteira. O trecho IV, com 30 quilômetros de comprimento, tem 58% de avanço.
Quando concluído, ampliará o abastecimento do canal até as cidades de Senador Rui Palmeira e São José da Tapera. Já a interligação do canal à adutora da bacia leiteira está com 65% de execução física. A obra vai recuperar e modernizar a adutora, que já atende 290 mil habitantes em 19 municípios alagoanos.
A primeira fase do empreendimento, que compreende os trechos (I, II, III), interligada com a adutora Alto Sertão, beneficia os municípios de Delmiro Gouveia, Pariconha, Água Branca, Olho D'Água do Casado, Inhapi, Senador Rui Palmeira, Mata Grande, Canapi, Pariconha e Piranhas, além de 40 povoados. A adutora foi entregue pelo ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, em junho deste ano.
Comentários
Escreva seu comentário