Falta de Água: Moradores se mobilizam, fazem 'abaixo-assinado', querem a volta do SAAE ao serviço de distribuição e tratamento de água para a população de Pão de Açúcar
Mobilização deve-se ao péssimo serviço prestado pela concessionária Águas do Sertão. Moradores do Alto Paraíso e adjacências há cinco dias estão sem águas nas torneiras de suas casas
Fonte: Da Redação
Moradores do Alto Paraíso e adjacências há cinco dias estão sem águas nas torneiras de suas casas Foto: Reprodução/Redes Sociais
Nesta segunda-feira (6), um grupo de moradores de Pão de Açúcar começou a se mobilizar para colher assinaturas da população em um abaixo-assinado que denuncia, oficialmente, a concessionária Águas do Sertão, pois, esta empresa, desde que assumiu o processo completo de tratamento e distribuição de água, nesta cidade banhada pelo rio São Francisco (setembro de 2022), vem interrompendo constantemente o fornecimento de água à população pão-de-açucarense, cujo serviço vinha sendo prestado com muita eficiência há 61 anos pelo SAAE - Serviço Autônomo de Água e Esgoto (desde setembro de 1962).
A motivação para o abaixo-assinado, que será entregue ao Ministério Público e outras autoridades competentes, é devida ao péssimo serviço prestado por esta concessionária, o que caracteriza, segundo alguns operadores do Direito, “quebra de cláusulas contratuais”, já que vem deixando de cumprir algumas obrigações, embora a concessão feita pelo prefeito Jorge Dantas tenha sido de 30 anos, pelo valor de R$ 37 milhões.
A constante falta de água, principalmente na parte alta da cidade, conhecida como “altos”, tem provocado muita revolta na população, principalmente nos moradores do Alto Paraíso, Conjunto Zequinha Teófilo (Torre de Babel) e adjacências, onde há cinco dias não chega água uma gota de água nas torneiras das residências, provocando, assim, sérios prejuízos às famílias, que estão sentindo dificuldades cozinhar, lavar louças e roupas, tomar banho, aguar plantas e impossibilitada de fazerem outras tantas necessidades domésticas.
E neste verão, com as altas temperaturas registradas na cidade de Pão de Açúcar, que chega a chamar a atenção dos telejornais a nível nacional, onde a procura por água tende a aumentar, Águas do Sertão tem demonstrando muita incompetência, descaso demasiado e falta de respeito gritante para com a população, no tocante à distribuição do líquido precioso, pois quase todos os dias falta água nas torneiras residenciais, em alguma parte da cidade.
Procurando justificar o problema, a concessionária chegou a divulgar uma nota, no início da semana, informando que a interrupção no fornecimento de água tinha ocorrido em virtude da realização de serviço de manutenção em uma das bombas e que a situação estaria normalizada a partir das 16 horas do último sábado (04), o que não ocorreu e deixou a população muito mais revoltada, devido aos sérios prejuízos provocados pela falta de água.
E o clima de revolta da população ficou muito mais acentuado quando os moradores, no Alto paraíso, durante a manhã desse domingo (5), receberam água potável em suas residências através de doação do vereador Diomedes Rodrigues (PP) que, comprou várias cargas de água e passou a levar aos domicílios, por meio de um caminhão-pipa pertencente ao ex-prefeito Flavinho.
Logo em seguida, o prefeito Jorge Dantas determinou, também, a liberação de caminhões-pipa da Prefeitura de Pão de Açúcar, que passou a atender aos moradores desta localidade, onde a situação é mais crítica. E na tarde desta segunda-feira (6), foi a vez de Águas do Sertão enviar um caminhão-pipa para distribuir água aos moradores.
A vereadora Tereza Brito e o advogado Wemerson Bezerra, realizaram
uma análise de documentos referentes à concessão. Foto: Reprodução.
Anulação da concessão
Moradores prejudicados e insatisfeitos, criaram um grupo na plataforma WhatsApp (Mobilização Águas do Sertão) e mobilizaram-se para exigir que o SAAE volte a ser a empresa responsável pelo tratamento e distribuição de água encanada aos moradores da cidade de Pão de Açúcar.
E nesta segunda-feira, pela manhã, integrantes deste grupo estiveram na sede da Câmara de Vereadores de Pão de Açúcar e verificaram alguns documentos referentes à concessão feita à Casal e Águas do Sertão.
Segundo informações, a vereadora Tereza Brito e o advogado Wemerson Bezerra estiveram analisando cópias de documentos e constataram que foram feitas duas concessões: a primeira, em 2014, para a Casal, e a segunda, em 2022, para Águas do Sertão. A partir destas constatações, operadores do Direito, os quais fazem parte do “Grupo de Mobilização Águas do Sertão”, estão analisando se existe algum tipo de irregularidade em ambas as concessões.
Outras ações, também, estão sendo planejadas para os próximos dias, entre essas: manifestação de protesto em frente ao escritório da empresa Águas do Sertão e da Prefeitura de Pão de Açúcar. Também está sendo programada a entrega de um abaixo-assinado às autoridades competentes, contendo algumas reivindicações.
Sobre a falta de água que há cinco dias atinge os moradores do Alto Paraíso, a concessionária já emitiu duas notas de esclarecimento à população. Na primeira nota, Águas do Sertão prometeu que o problema seria normalizado ao fim da tarde do último sábado (4). E, na segunda nota, prometeu que, até o fim desta segunda-feira (6), o conserto da bomba de abastecimento seria concluído, porém, até o fechamento desta matéria, o problema não foi solucionado e o problema tende a agravar-se, caso não chegue água nas torneiras conforme prometido para hoje, em nota.
Vídeos publicados nas redes sociais, por moradores, mostram o sofrimento e constrangimento que a falta de água vem provocando, nos quais muitos manifestam muita indignação e revolta.
Sobre esta triste e preocupante situação, a Prefeitura de Pão de Açúcar, órgão responsável pela venda do SAAE, na gestão do prefeito Jorge, divulgou uma nota, por meio de sua Assessoria de Comunicação, na qual afirma que o prefeito Jorge Dantas não está satisfeito com o serviço prestado por Águas do Sertão e, por isso, se reuniu com os representantes da concessionária e cobrou uma solução para o problema da constante interrupção na distribuição de água aos moradores.
Provavelmente, em uma live, marcada para as 19h30min desta terça-feira(6), na página PAC Notícias (Instagram), conforme vem sendo divulgado, o prefeito Jorge Dantas, durante sua entrevista, apresente mais esclarecimentos à população sobre a constante falta de água na cidade de Pão de Açúcar que, segundo ele, através de um vídeo divulgado pelo PAC Notícias, já procurou resolver o problema junto à Águas do Sertão, porém, os representantes da empresa disseram que “o que houve foi uma falha na captação do rio São Francisco e que não é da responsabilidade de Águas do Sertão e sim da CASAL. Jorge Dantas disse, ainda, que estaria procurando a diretoria da CASAL, objetivando resolver definitivamente este problema que afeta a população pão-de-açucarense.
Pior adversário político
Nas próximas eleições municipais, o prefeito Jorge Dantas já deixou claro que tentará se reeleger, para cumprir seu quinto mandato e, se for reeleito, ele ultrapassará em número de mandatos o então prefeito Augusto de Freitas Machado, pois ambos estão empatados com quatro mandatos.
Contudo, o mais difícil adversário que o mesmo terá que enfrentar nas próximas eleições (2024), não é o ex-prefeito Flavinho ou qualquer outro nome que venha a concorrer para prefeito. Na verdade, Águas do Sertão é o maior adversário que Jorge Dantas terá que enfrentar nas eleições vindouras, pois ele é o único responsável pela venda do SAAE – e, por isso, o povo não o perdoa, já que Àguas do Sertão veio trazer sofrimento para população.
Comentários
Escreva seu comentário