Com virada heroica, ASA bate Jacuipense e avança para 2ª fase: 3 a 2
Gigante fica atrás do placar duas vezes, mas gols de Thallyson e Tito levam time para enfrentar o Nacional de Patos
Fonte: Gazetaweb - Por Guilherme Nobre
Com virada heroica, ASA bate Jacuipense e avança para 2ª fase: 3 a 2 Foto: Reprodução/Gazetaweb/Pablicio Vieira - Ascom/ASA
Que sufoco, que tensão, mas o ASA está na segunda fase da Série D. Na tarde deste domingo (23), o torcedor alvinegro passou por maus bocados, mas viu o Gigante virar sobre o Jacuipense, dentro do Coaracy da Mata, e vencer por 3 a 2. Assim, os arapiraquenses conseguiram conquistar a classificação na última rodada da fase de grupos.
A vitória sobre os baianos foi dramática. O Leão saiu na frente com Kanu, de cabeça. O Gigante empatou com Thallyson, mas sofreu o segundo com Thiaguinho. A virada veio na reta final, com gols de Thallyson, novamente, e Tito, que vinha sendo contestado pela torcida.
O ASA, que chegou a ficar em sétimo durante o andamento do jogo, terminou a fase de grupos em terceiro lugar, com 19 pontos. Já o Jacupa encerrou sua participação e foi eliminado em último, com 15 pontos.
Jogadores alvinegros comemoram classificação - Foto: Pablicio Vieira - Ascom ASA
Inclusive, o adversário no mata-mata já está definido. Será o Nacional de Patos, que ficou em 2º no Grupo A3. O primeiro jogo será em Arapiraca e a volta em Patos, no interior da Paraíba. Os clubes ainda aguardam a definição das datas.
PRIMEIRO TEMPO
A partida começou cerca de seis minutos após os outros jogos da rodada. Porém, a tensão seguiu grande, com as duas equipes indo para cima. Com 7min, Vitinho fez uma boa roubada de bola e arrumou o contra-ataque. Porém, o atacante preferiu finalizar e pegou fraco na bola, para a defesa de Marcelo.
Com 12 minutos, o gol quase saiu. Thallyson fez a jogada pela esquerda e cruzou para Júnior Viçosa. O centroavante estava sozinho, na pequena área, mas pegou embaixo na bola e isolou de maneira inacreditável. Enquanto o ASA martelava o Jacupa, as notícias ruins começaram a chegar.
Gigante buscou o resultado de qualquer maneira - Foto: Pablicio Vieira - Ascom ASA
Em Aracaju, o Sergipe fez 1x0 sobre o Bahia. Um minutinho depois, o Atlético marcou 1x0 sobre o Cruzeiro, derrubando o ASA para o 5º lugar do grupo. O Jacuipense, que estava moroso, quase marcou aos 28min. Após uma triangulação forte no meio, Diego Ceará mandou uma bomba para a bela defesa de Sucuri.
Mas o susto foi apenas um prelúdio do que estava por vir. Com 31min, após cobrança de escanteio, a jogada ensaiada foi bem feita. A bola foi alçada e Kanu acertou um belo cabeceio na trave e a redonda morreu no fundo das redes: 1 a 0 para o Leão do Sisal.
O gol foi um banho de água fria, que decretava a eliminação alvinegra. E o psicológico não estava em dia. Com 35min, após uma falha no meio, quase sai o segundo do Jacupa. Thiaguinho roubou, mas bateu mal. Além disso, o Falcon abriu o placar sobre o Retrô. Ou seja, tudo estava dando errado para o Gigante.
O fio de esperança veio aos 38 minutos. Em um lance despretensioso, Thallyson fez uma linda jogada individual e resolveu arriscar de perna direita, estufando as redes baianas: 1 a 1. Porém, os resultados ainda eliminavam o Gigante. Por isso, a equipe foi para cima. Didira tentou aos 41min, mas errou o alvo.
O ASA ainda chegou com Everton Heleno, aos 45min, entretanto, a mira seguiu péssima. No fim, bom para ninguém e empate por 1x1 no primeiro tempo.
SEGUNDO TEMPO
Precisando da vitória, o ASA voltou ofensivo. Com 1min, Vitinho deu um lindo cabeceio, para uma belíssima defesa do goleiro Marcelo. Com 2 minutos, foi a vez de Lídio tentar com uma bomba de fora da área. Mas, novamente, Marcelo defendeu. Em Pernambuco, o Falcon fez 2 a 0, praticamente definindo sua classificação, aumentando a pressão no ASA.
A virada quase saiu aos 11 minutos. A bola foi levantada e Cris Lucca cabeceou direto no travessão. A redonda bateu em cima da linha e não entrou por pouco. Parecia que o Alvinegro estava perto do gol, mas quem fez foi o Leão. Em um contra-ataque fatal, Eudair correu em alta velocidade e tocou para Thiaguinho, sozinho, só empurrar para o gol: 2 a 1, aos 16min.
ASA precisou correr atrás do prejuízo - Foto: Pablicio Vieira - Ascom ASA
Precisando de dois gols e o tempo acabando, só um milagre para classificar o Gigante. A equipe tentou muito, mas encontrou um Jacuipense pilhado na defesa. Mas a tarde era de Thallyson. Aos 24min, em uma falta pertinho da área, o lateral chutou direto, acertando a bochecha da rede: 2 a 2. Festa no Fumeirão.
Contudo, ainda era necessário um golzinho. Vitinho se machucou aos 27min e o ASA não podia mais substituir. Com 31min, após tanto reclamar, o técnico Celso Teixeira ainda foi expulso.
O jogo estava chegando ao fim e a tensão era grande. Com 32min, finalmente a jogada salvadora pelo lado direito. Vitinho tocou para Yamada, que passou para Tito. O centroavante teve calma e colocou a bola no cantinho, explodindo o Coaracy da Mata Fonseca: 3 a 2.
O resultado era mais que o suficiente para classificar. Mas quem começou a ir para cima foi o Jacupa. Porém, aos poucos os baianos foram perdendo as forças. A arbitragem indicou nove minutos de acréscimos, o que só aumentou a tensão da torcida. Com 52min, Joãozinho tentou por cobertura e ficou perto de marcar o quarto.
Mas não teve jeito. Aos 54 minutos o apito final soou e a classificação alvinegra estava garantida.
FICHA TÉCNICA
ASA - Edmar Sucuri; Jonathan Bocão (Yamada), Cris Lucca, Alemão e Thallyson; Lídio (Fidelis), Zé Wilson (Joãozinho), Everton Heleno (Anderson Feijão) e Didira; Vitinho e Júnior Viçosa (Tito). Técnico: Celso Teixeira.
Jacuipense - Marcelo; Raphinha, Kanu, Weverton (Victor) e Eric (Radar); Fábio Bahia, Pablo e Eudair; Robinho (William), Thiaguinho e Diego Ceará. Técnico: Jonilson Veloso.
Gols - Kanu (JAC - 31'/1T), Thallyson (ASA - 38'/1T e 24'/2T), Thiaguinho (JAC - 16'/2T), Tito (ASA - 32/2T)
Cartões amarelos - Weverton (JAC), Eric (JAC), Flávio (ASA), Renan Rinaldi (ASA), Celso Teixeira (ASA), Júnior Viçosa (ASA)
Cartões vermelhos - Celso Teixeira (ASA)
Árbitro - Roger Goulart (CBF/RS)
Assistentes - Esdras Mariano de Lima Albuquerque (CBF/AL) e Fernanda Felix da Silva (CBF/AL)
Quarto árbitro - Wiomar Santana de Oliveira (CBF/AL)
Comentários
Escreva seu comentário