Câmara de Vereadores aprova projeto de lei que dá nome de ‘Joãozinho Lisboa’ à Casa da Cultura de Pão de Açúcar
Projeto de Lei Legislativo é de autoria da vereadora Tereza Brito
Fonte: Da Redação
Artista João damasceno Lisboa, conhecido como 'Joãozinho Lisboa'. Foto: Reprodução/Redes sociais
A Câmara de Vereadores de Pão de Açúcar, em sessão realizada na manhã desta sexta-feira (16), aprovou o Projeto de Lei Legislativo nº 02/2024, de autoria da vereadora Tereza Brito (MDB), que denomina de JOÃOZINHO LISBOA, a Casa da Cultura de Pão de Açúcar.
O projeto legislativo contou com a aprovação dos nove vereadores presentes à sessão. Foram eles: João Batista (presidente), Ana Dayse, Ademir do Limoeiro, Cabo Veio, Dyego Correia, Edson Lira, Evaristo de Meirus e Tereza Brito. E por não terem comparecido à sessão desta sexta-feira, os vereadores Diomedes Rodrigues e Nilson Albuquerque deixaram de votar.
Segundo Tereza Brito, na justificativa do projeto consta que o artista João Damasceno Lisboa, conhecido popularmente como “Joãozinho Lisboa”, foi um pão-de-açucarense polivalente nas artes: escultor, pintor, retratista, músico e projecionista de cinema (a pessoa responsável em colocar e montar o filme, descer para ouvir se o som está bom e controlar o foco e a luz).
Na qualidade de escultor, Joãozinho Lisboa construiu a famosa e majestosa estátua do Cristo Redentor, no período de 1º de janeiro de 1949 a 02 de janeiro de 1950, no Morro do Cavalete, sendo considerada o mais importante cartão de visita da cidade de Pão de Açúcar.
Como retratista, João Damasceno Lisboa, até os anos da década de 80, registrou aniversários, casamentos, batizados e formaturas das famílias de Pão de Açúcar. E, segundo alguns historiadores do Cangaço, foi Joãozinho Lisboa um dos autores da histórica e polêmica foto das cabeças dos 11 cangaceiros mortos pela polícia, em 28 de julho de 1938, na Grota do Angico (Sergipe): Lampião, Quinta-Feira, Maria Bonita, Luiz Pedro, Mergulhão, Elétrico, Caixa de Fósforo, Enedina, Cajarana, Desconhecido e Diferente.
Segundo, ainda, a autora do projeto, “por ser o mais famoso e representativo artista pão-de-açucarense, Joãozinho Lisboa merece ser homenageado, emprestando o seu nome para a recém-criada Casa da Cultura, pois se trata da maior referência cultural da Terra de Jaciobá. Por isso, não tenho dúvida que o prefeito Jorge Dantas sancionará este projeto que foi aprovado pelo Legislativo municipal, como uma forma de contribuir com o governo municipal e, principalmente, com o engrandecimento de nossa terra”, disse Tereza Brito à reportagem do Notícia Quente.
Para quem não sabe, a Casa da Cultura ocupa hoje o prédio da antida Delegacia de Polícia, localizada entre a Avenida Bráulio Cavalcante e a antiga Praça 13 de Maio (atualmente Praça da Cultura). A obra de revitalização deste prédio histórico está sendo executada pela Prefeitura Municipal de Pão de Açúcar.
Entrega de títulos e comendas
Nesta mesma sessão, a vereadora Tereza Brito apresentou requerimento verbal, solicitando ao presidente João Batista dos Santos, que o Poder Legislativo de Pão de Açúcar faça a entrega de títulos e comendas, durante a semana que comemora a emancipação política do município (03 de março), às pessoas que tiveram seus nomes aprovados pela Câmara de Vereadores.
Comentários
Escreva seu comentário